top of page

A internet é bem maior que o Instagram

Talvez seja algo muito óbvio para você, mas sim, a internet é muito mais que o Instagram.


Me incomoda ver cursos, palestras e um monte de coisa sobre marketing digital voltado apenas para o Instagram, e tudo bem falar sobre estratégias voltadas para ele, mas a internet é GIGANTE e com várias oportunidades de crescimento e aprendizado. De acordo com o dicionário, Internet significa: conjunto de redes de computadores que, espalhados por todas as regiões do planeta, conseguem trocar dados e mensagens utilizando um protocolo comum.


Agora imagine algo muito maior trocando dados e mensagens? Além das outras redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn etc), a internet possui sites, blogs, plataformas, e-mail marketing, interações... isso sem contar o que não enxergamos. 👀

O fato é que, o Instagram é a rede social onde todo mundo está - ou pelo menos 90% da sociedade - mas até onde isso é interessante? Pensando como marca ou criadore de conteúdo, se o que você faz só está no Instagram será que não é algo limitante para seu crescimento?


Gosto muito de pensar nas possibilidades que a Internet, como um todo, nos dá para expandirmos, uma delas é a Crossmedia e a Transmedia, as diferenças entre as duas são:

- Crossmedia: você conta a mesma história/narrativa em diferentes mídias, exemplo: sua marca quer abordar o fato de ser vegana, você irá comunicar isso através do Facebook, Blog e e-mail marketing.

- Transmedia: você conta outros pontos de vista da história em diferentes mídias, dessa maneira você consegue se comunicar com outros públicos, exemplo: no facebook você irá contar o diferencial da marca ser vegana, no instagram você decide fazer um IGTV contando os benefícios do veganismo, no e-mail marketing você conta o impacto que o veganismo tem no segmento da sua marca.

ISSO NÃO É INCRÍVEL?


Uma das melhores coisas de investir em criar e se posicionar além do Instagram é a vida útil do post, em pensar que um post no feed tem a duração de apenas 21h e que depois disso ele perde a importância e cai no esquecimento, pode ser algo desesperador. Ainda tem o fato de sermos reféns do algoritmo, ele vai avaliar se aquele conteúdo é relevante e bom o suficiente para entregar às pessoas que escolheram acompanhar o seu trabalho por livre e espontânea vontade. (??ke??)

Esse post não é para gerar mais revolta ou te fazer pensar em não criar mais no Instagram, mas para te fazer repensar em outros canais menos nocivos tanto à sua saúde mental ou à sua profissão, afinal, criar um conteúdo requer muito de nós. Por isso resolvi criar esse espaço, aqui tenho mais liberdade para criar, o meu conteúdo tem a vida de útil de até 2 anos, e os números não me afetam tanto. Além de conseguir fazer essa integração com o Instagram, criando conteúdo mais visuais e simples.


Caso você esteja com vontade de começar a sair do casulo - vulgo Instagram - te indico essa sequência:

  1. Pesquise todas as plataformas existentes na internet, em questão de entrega, se seu público está lá, se não é tão nocivo para você.

  2. Escolha pelo menos uma, e pense em como você conseguirá criar conteúdo relevante e criativo, dentro das suas possibilidades.

  3. Faça a integração com o Instagram, atualmente eu posto uma foto com uma frase relacionada ao post no blog, na legenda dou uma resumida sobre o assunto e redireciono para a plataforma com um "falei mais sobre isso no post novo no blog".

  4. Entenda o seu público, pergunte se eles conseguiram consumir mais devagar, se prestaram atenção, se gostaram. Sempre escute o que a sua audiência sentiu em relação à nova experiência.

  5. Teste :) Você só vai saber se deu certo se tentar, e se não der certo tudo bem, pelo menos já sabe disso.

Tenho pensado muito sobre como será o futuro da criação de conteúdo na internet, claro que o futuro é algo imprevisível, mas precisamos começar a criar ele desde agora. Se você produz conteúdo, é sua responsabilidade também tornar a Internet um lugar legal para se estar. Te indico esse canal de informação incrível, para além do Instagram e com um conteúdo super saudável: https://www.contente.vc/

 


83 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Thaís Santos
Thaís Santos
Oct 16, 2020

Eu curto muito a Transmídia! No jornalismo isso é extremamente utilizado. Não se trata de compartilhar o mesmo conteúdo em diversos canais, mas pontos de vista diferentes, como você destacou. O engraçado é que estava pensando em fazer um texto sobre as possibilidades da transmídia - agora tenho certeza. Valeu!

Like

Joyce Leonardo
Joyce Leonardo
Oct 16, 2020

Adorei o post, Darlis! Eu, que tenho um blog e uso outra plataforma além do Instagram, confesso que me sinto (ainda) um pouco "sozinha", porque as pessoas parecem realmente estar focadas somente no Instagram mesmo. Tenho até repensado os Stories. Ele é feito pra que as pessoas fiquem ligadas em tempo real no que todos estão fazendo, mas é aquela coisa: se não vai pros destaques, cai no esquecimento. E é interessante pensar: quero criar algo que realmente seja relevante e que, por mais que caia no esquecimento das 24h, as pessoas tenham algum tipo de reflexão, ou eu posto só por postar?

Like
bottom of page